Suape oferece 120 vagas para cursos gratuitos de educação ambiental

Suape oferece 120 vagas para cursos gratuitos de educação ambiental

Suape oferece 120 vagas para cursos gratuitos de educação ambiental


O Projeto de Pedagogia Ambiental de Suape abriu inscrições para cursos gratuitos nesta sexta-feira (17). Ao todo, estão sendo oferecidas 120 vagas, com turmas de 30 alunos, nas seguintes capacitações: Curso Livre de Educação Ambiental; Curso de Pedagogia Ambiental; Curso de Gestão de Resíduos Sólidos – A experiência de Suape; e o Curso Nascentes – Educação ambiental para conservação dos nascer das águas. As inscrições duram até o preenchimento de todas as vagas e as aulas começam no dia 22 de março. Podem se inscrever participantes com mais de 16 anos e com formação mínima a partir do Ensino Médio.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site do Complexo Portuário de Suape ( http://200.196.188.82:8081/pea/view/index.php ). Alguns dos cursos ofertados serão realizados com base nas ações realizadas pela Empresa Suape na região. Algumas delas, inclusive, ajudaram a elevar a colocação de Suape para o 4º lugar nacional no Índice de Desenvolvimento Ambiental – IDA, regulado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Os cursos fazem parte do Projeto Pedagogia Ambiental, implantado na empresa desde 2010, promovido pela Coordenadoria de Educação Ambiental e Responsabilidade Socioambiental do Complexo de Suape. Cada aluno receberá um certificado de 40 horas, além de material didático, camisa do Projeto, alimentação (almoço e lanche) e transporte com saída do centro do Cabo de Santo Agostinho e do centro de Ipojuca.

As aulas das novas turmas começam no fim de março de 2017. As aulas teóricas serão ministradas no Centro de Treinamento do Completo Industrial Portuário de Suape e as aulas práticas na Zona de Preservação Ecológica de Suape (ZPEc), uma vez que dos 13,5 mil hectares do Complexo Industrial Portuário, 59% são dedicados à área de preservação.

“O Complexo de Suape vem disseminando o conhecimento em educação ambiental e incentivando as pessoas a desenvolverem práticas sustentáveis, seja nas comunidades, nas escolas ou empresas. Acreditamos que com seriedade e compromisso é possível promover um modelo de crescimento econômico que colabore com a melhoria de vida da população”, pontuou o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Jorge Araújo.

Desde 2010, o Projeto de Pedagogia Ambiental de Suape já capacitou mais 3,3 mil pessoas nos cursos e oficinas de educação ambiental. O projeto foi vencedor das edições 2012, 2013 e 2014 do Prêmio Top Socioambiental, realizado pela ADVB-PE, na categoria Meio Ambiente. Em 2015, recebeu o Prêmio Super Top Socioambiental da mesma instituição. No cenário nacional, a Empresa Suape foi contemplada com o Prêmio Benchmarking Brasil, nas edições 2014 e 2015, pelo Instituto Mais. Suape foi o primeiro porto no País a conquistar essa certificação, concedida por especialistas de vários países.

Serviço:
PROGRAMA DE PEDAGOGIA AMBIENTAL DE SUAPE
Data: Aulas a partir do dia 22/03/2017
Horário: 7h30 às 16h30
Local: Cetreino – Centro de Treinamento do Complexo de Suape – Rodovia PE-60, km10, Engenho Massangana (ao lado do Centro Administrativo de Suape)
Vagas: 30 vagas (cada curso)

Fonte: http://www.sdec.pe.gov.br/noticias/suape-oferece-120-vagas-para-cursos-gratuitos-de-educacao-ambiental/